sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Arte e... novela
















O videoclipe de abertura da novela Passione tem a assinatura do artista plástico Vik Muniz. Paulistano radicado em Nova York, Muniz ganhou fama internacional com suas telas e esculturas feitas de alimentos, páginas de revistas, monitores de computador e até diamantes. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão as réplicas da Mona Lisa confeccionadas com geléia de morango e pasta de amendoim, do icônico retrato de Che Guevara desenhado com feijão, e a Medusa concebida em um prato de macarrão com molho de tomate.

“Sou filho da cultura de massa. As novelas fazem parte da minha memória afetiva do Brasil”, revelou o artista, que vive há quase 30 anos fora do país. “Ter meu trabalho na abertura da novela é como exibi-lo em uma exposição para 80 milhões de pessoas”, comemorou Muniz, que já foi tema de mostras no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma) e teve obras adquiridas pelo Metropolitan e o Guggenheim.

A convite de Denise Saraceni, diretora de Passione, Muniz produziu três instalações feitas com lixo, a partir da foto de um casal se beijando.

As obras foram filmadas pela equipe do designer Hans Donner, autor da edição do vídeo. A abertura da novela terá como música-tema a faixa Aquilo que dá no coração, do cantor Lenine.

“A reciclagem é um dos assuntos que Passione vai abordar. E o reaproveitamento do lixo é um tema que vai ao encontro do meu trabalho”, explicou o artista, que usou pneus para reproduzir os cachos do cabelo da "musa" que aparece na instalação. Em “Passione”, o ator Francisco Cuoco interpretará Olavo, um milionário dono de uma empresa de reciclagem, conhecido como “o rei do lixo”. “No lixo é possível encontrar latas e papéis velhos, restos de comida, mas também sei de casos de catadores que acharam jóias jogadas fora. Misturei tudo isso ao pensar na abertura da novela”, disse Muniz. O artista conta que as obras foram produzidas durante dois meses no ateliê que ainda mantém no Brasil, localizado no bairro carioca de Parada de Lucas. “Foi uma loucura! Caminhões entravam e saíam trazendo material reciclável, cerca de 4,5 toneladas de lixo”. Muniz conta que as instalações Passione serão leiloadas e a renda será revertida para os projetos Criança esperança e para a ONG Spetaculu, que promove cursos de arte em comunidades carentes no Rio. "Todo trabalho que desenvolvo no Brasil é voltado para a caridade. Espero que o sucesso da novela ajude minhas obras a arrecadarem uma boa verba para essas instituições". O artista espera que a abertura de "Passione" entre para a história da teledramaturgia brasileira, como outros vídeos que considera "inesquecíveis". "Como era incrível a abertura Selva de Pedra!", recorda Muniz, citando a novela de Janete Clair, que foi ao ar 1986. "Adorava ver a imagem daqueles prédios brotando do chão, refletindo a imagem do Tony Ramos..."


Confira a abertura de Passione:


http://www.youtube.com/watch?v=vAs9-wh-dZA



Outras obras de Vik Muniz:

http://www.youtube.com/watch?v=7TscXP1FuQA

7 comentários:

  1. Achei essa obra fantástica! A forma de transformar lixo em arte mostra a consciência ambiental do artista para a população. Traz uma aproximação do povo com a arte, mostra elementos do dia a dia que são expostos de uma maneira na qual não estamos acostumados a ver. Fiquei surpresa quando vi pela primeira vez a abertura da novela, olhei o desenho e logo pensei, “Nossa que linda essa imagem e é tudo lixo!”.
    Atualmente cada vez mais as pessoas tentem a criar uma consciência de preservação ambiental, reaproveitando matérias e utilizando menos os recursos ambientais.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Camila.Em uma era que falamos tanto do Marketing Holístico e a concientização das organizações, gostei muito da idéia dos autores da novela em transformar lixo em obra de arte. Criar essa conciência nas pessoas, que nem tudo que se vê é lixo é extremamente importante nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. O artista sempre se destaca pelas suas obras confeccionadas por materiais diferentes. E neste caso, de Passione, além de inusitado a obra é de caráter moral, pois reciclagem e reaproveitamento do lixo é um tema que o artista defende, e que no caso da novela está perfeitamente dentro do contexto. Os elementos surpresas de Vik Muniz é a principal característica do seu trabalho. As inusitadas pequenas partes se transformam num todo reconhecível, um mosaico no superlativo da sensibilidade dos insights, fazendo com que a vanguarda e a contemporaneidade da arte brasileira seja aceita e admirada pela massa.

    Raquel Barth

    ResponderExcluir
  5. sou uma pessoa fanatica por novela e amei a composição da arte com a mistura que envolve a novela dentro do tema. a abertura da artita e sensacinal um casal passine em meio do do lixo, mas de umma forma sensibilizada e emociomante e transmitir arte contemporranea com prazer e emoção para o brasileira conheçer

    ResponderExcluir
  6. Impressionante essa obra, realmente olhando a abertura da novela não se imagina que são materiais reciclados. Concordo com o comentário da Camila e também com os dos outros, de que a obra mostra a conscientização que o artista tem com o meio ambiente e também sua criatividade em reaproveitar todo esse material. É a criatividade e o lixo (que para muito são instrumentos de trabalho, como exemplo a obra), sendo transformadas em arte.

    Cristina Koetz

    ResponderExcluir
  7. A obra de arte da abertura da novela Passione causou-me admiração desde quando começou ir ao ar. Mas o que mais me impressionou agora foi o fato de que o trabalho que o artista realiza não se resume apenas em uma obra para a abertura da novela e sim numa vida de trabalhos voltados à reciclagem e a conscientização ambiental. A obra é simplesmente fantástica. Na abertura a câmera percorre todo o "cenário", podemos ver detalhes minuciosos, e a perfeição do formato do rosto com objetos colocados de forma tão detalhada encanta os olhos. O lixo pode ser trabalhado e transformado em artigo de luxo. A obra do artista plástico Vik Muniz é cheia de beleza e encanta. Em alguns momentos lembro de alguns artistas, e os girassóis que fazem parte da obra lembram "Os Girassóis" de Van Gogh. A instalação é perfeita. A causa que o artista defende é perfeita e necessária!
    Jaqueline Barbosa da Silva - Disciplina Estética e História da Arte - 2010/01

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.