terça-feira, 8 de junho de 2010

Clara Crocodilo na Pinacoteca da Feevale











34 comentários:

  1. O trabalho da artista Clara Crocodilo é impressionante por sua criatividade e minuciosidade com que expressa suas idéias, construindo um muro em tamanho real para demonstrar como as imobiliarias e construtoras obstruem a visão nas cidades com seus prédios.

    João Henrique Cassanelli

    ResponderExcluir
  2. As obras da artista são modernas e ousadas, misturando elementos, tornando-os diferentes, inusitados, extremamente criativo, expressando suas idéias e conceitos, ajudando também outros olhares a enchergarem melhor como as coisas são ou podem ser feitas.

    Laís Vanessa

    ResponderExcluir
  3. A representação da não objetividade e a liberdade de expressão através da imaginação, remetem o olhar Surrealismo da artista Clara Crocodilo . Nas obras, mas precisamente os desenhos, a artista busca retratar o abstrato, onde tudo é possível. É uma espécie de vida paralela entre o imaginário e o real. No pensamento o improvável e o impossível passam a dar forma onde a ciência e a física não permitem.

    Hermes Reich

    ResponderExcluir
  4. As obras da artista me passaram um sentimento de liberdade. Parace que é possível que em algum lugar qualquer é possível fazer arte, sem que seja preciso muito material. Claro, o estudo, as formas e a composição acontecem em um processo criativo, mas a liberdade de fazer uma obra ao ar livre, com "tijolos", levantando uma parede em plena rua ou praça mostra a ousadia e a abstração da artista. Com certeza aquele muro real e ao mesmo tempo imaginário mexeu com a rotina de quem por ali passou, tanto pelo olhar quanto por quem queria circular pelo local, que de certa forma foi impedido, "barrado".
    Bianca Rohten

    ResponderExcluir
  5. Criatividade, ousadia, simplicidade e beleza. Estas palavras resumem as obras da artista. Seu trabalho é inspirador. Nos faz olhar para a obra de arte com outros olhos. É uma mistura do real com o imaginário. Dionéia Persch.

    ResponderExcluir
  6. A palavra correta a ser utilizada para "adjetivar" as obras de Clara Crocodilo seria genuidade. Ela consegue tornar o mais simples objeto em algo surpreendente. Através de uma pesquisa sobre seus trabalhos, gostei quando ela utilizou parte de um "outdoor", que já não tinha mais propaganda, como obra de arte. Uma simples iluminação e tudo fica bonito. Uma carta do antigo jogo de tabuleiro "War" se tornou uma moldura gigante. Um trabalho muito criativo, sem dúvidas.

    Manoela Machado

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que a palavra que resume o vídeo que documenta a ação, na qual a artista constrói um muro com blocos de cimento : é Questionamento
    Clara faz esse questionamento artisticamente. Mostrando o seu descontentamento perante ao mercado imobiliário, que interdita e impossibilita a visão do horizonte nas cidades

    ResponderExcluir
  10. Gosto da maneira que ela se utiliza da arte. Ela faz com que a arte sirva de transmissão da realidade em que o artista está inserido. Mostrando através da arte uma visão referente ao cotidiano. Faz uma interação de sua obra juntamente com o público. Trazendo uma interação e reflexão da arte exposta. Uma artista muito jovem que busca na arte a sua reflexão. Aline Shimoda

    ResponderExcluir
  11. O trabalho de Clara Crocodilo é algo impressionante, pois através da Arte ela transmite a realidade em que estamos vivendo na atualidade, ou seja, nos dias de hoje. Fiquei impressionada/admirada ao ver seu trabalho em seu blog, pois a maneira que ela transforma suas obras, de materiais simples e até mesmos poucos, faz obras incríveis, com sentimentos e mensagens (que quer transmitir) ao público que está vendo. Portanto Clara em suas obras trabalha da imaginação ao real, trazendo consigo mensagens e às vezes informações do mundo real, da atualidade.

    Andressa de Fraga

    ResponderExcluir
  12. o trabalho da artista Clara crocodilo é muito impressionante a maneira que esta artista plastica transmite sua mensagem atraves de imagens, sentimentos e emoções mostrando a proprio estado de espirito dos tempos de hoje.vive que nessas obras cada uma tem significado diferente mais com o mesmo ideal iguam que se refere para que o publico poss analisar esta figuras suas proprias diferenças e igualidades nas fomas e cores colocadas nelas.
    temos que ter a importancia que arte faz pata clocar em nossa vida

    ResponderExcluir
  13. Clara Crocodilo apresenta uma sensibilidade em transmitir suas ideias, mas ao mesmo tempo torna suas arte forte e impactante. Nos faz refletir e analisar as situações que nos são apresentadas, diante do mundo em que vivemos e do nosso cotidiano.
    A simplicidade da sua obra, torna a mensagem das suas ideias muito claras, Clara consegue atingir qualquer pessoa com suas propostas artísticas.

    Camila Cardoso de Oliveira.

    ResponderExcluir
  14. O universo ClaraCrocoDiliano gravita no pensar e agir do cotidiano humano. Faz a reconstrução de estruturas já estabelecidas no mundo físico para serem problematizadas, questionadas. Nos convida a interagir com a sua obra com a intenção de nos integrar no processo de subversão dos “intocáveis” sentidos das coisas. Clara tem a intenção no seu fazer artístico de aguçar a percepção, esclarecer a realidade, comunicar a experiência, estimular a ação, libertar a identidade, (re) formular o significado e socializar o sentimento. Parafraseando Arrigo Barnabé: Com o holofote no olho Clara Crocodilo fugiu, Clara Crocodilo escapuliu!!!

    Marcio José Pereira dos Santos
    Estética e História da Arte - 6N
    FEEVALE - 2010/01

    ResponderExcluir
  15. A exposição de Clara Crocodilo baseia-se no cotidiano. Neste caso, utiliza-se como exemplo a obra "Trash metal", onde se pode ter várias percepções a respeito da realidade na qual estamos inseridos.
    Em nosso mundo globalizado, há notoriamente a repressão dos nossos sentimentos, assim como o aumento exponencial do estresse. Em sua peça composta por chapas de aço, rebites, cabos de aço e um taco de baseball, os observadores são caracterizados como parte da peça, ao conseguirem interagir com a mesma, mostrando, em grande parte dos seus atos, a fúria, descontando a sua raiva (estresse) em um objeto que está lá para este propósito. Mas fica a reflexão: Será que todos estão estressados ou é simplesmente da natureza humana o senso de destruição?

    Renan K. Berlitz
    Estética e História da Arte - 6N EAD

    ResponderExcluir
  16. O trabalho da artista Clara Crocodilo é realmente impressionante. Visitando seu blog, percebi como sua obra tem criatividade e uma visão bem diferente do que estamos acostumados. Sua obra retrato seu modo de enxergar as coisas, olhando para suas obras podemos sonhar. E essa idéia do muro achei muito legal.

    ResponderExcluir
  17. A artista Clara Crocodilo ousa em seus trabalhos, com sua modernidade nos leva ao mundo de seu imaginário, nos fazendo interagir com sua obra. São obras simples e de claro entendimento, com isso transmite suas idéias facilmente.
    A artista traz em seus trabalhos um sentido de afastamento da realidade, comum com o movimento surrealista. Além disso, utiliza vários canais de expressão, o que torna seu trabalho ainda mais admirável.
    THAIS DORNELLES HORN

    ResponderExcluir
  18. Clara Crocodilo consegue expressar com sua obra a contrariedade a aglomeração e a corrida desenfreada da pelo crescimento, a obra impede a visão e impõe a busca por outro caminho com um simples muro. Possibilita uma série de questionamentos tornando objetos do dia a dia em arte.
    Márcio Jung- estética e história da arte-6n ead.

    ResponderExcluir
  19. Clara Crocodilo traz em sua obra o título "Aqui você pode sonhar?" um paradoxo onde faz você mergulhar em análise sobre escassez de possibilidades de criar em meio a tanta natureza sendo subtraida por tanto cimento,um progresso arquitetonico que elimina a possibilidade de ver o verde em arvores,limita nossa visão do horizonte.uma arte contemporanea que cumpre o seu objetivo!
    26 de junho de 2010
    Adriana Wordell - estetica e historia da arte - 6ª noite em EAD

    ResponderExcluir
  20. Clara Crocodilo tem belas obras. Percebi que ela faz tudo com uma simplicidade, mas que tem um grande significado. Ela é uma artista com um estilo ousado, que parece gostar muito do diferente e que nao precisa de muito material para fazer arte.

    Vanessa Baumgratz

    ResponderExcluir
  21. Por Daniela Fleck Endres:

    Em suas obras, Clara Crocodilo aborda a vida contemporânea como tema principal. Nessa exposição “Aqui você pode sonhar” ela, através da projeção de um vídeo discuti a agressividade com que o mercado imobiliário atua. Com sutileza ela critica construções que escondem a visão do horizonte das cidades.

    ResponderExcluir
  22. Diversificar é o que ela faz e consequentemente suas obras tem essa caracteristica, fazendo-se criatividade constante e os detalhes que se faz presente nas obras.

    ResponderExcluir
  23. Creio que a obra da artista Clara Crocodilo remete a uma série de acontecimentos e dá uma margem muito grande para o imaginário. Esta é uma característica da arte contemporânea que pode ter várias interpretações e não há o certo ou errado.
    Em um primeiro momento, após ver o vídeo, pensei na possibilidade da artista tentar mostrar a ingenuidade e ignorância humana através de cada tijolo que representa cada atitude da humanidade com relação à “apreciação do eu”, o descaso com o bem comum e a falta de respeito com os outros, incluindo neste caso a natureza.
    Outra idéia que pode ser levada em consideração é os dois lados da vida, o claro e o escuro, o bem e o mal, o limpo e o sujo, o visível e o cego. A falta de valorização das pequenas coisas que nos cercam e o nosso egocentrismo. Chamou-me a atenção a claridade da imagem inicial, depois os tijolos escuros e a roupa da Clara toda preta, inclusive as unhas, isto justifica também minha segunda opinião sobre o trabalho.
    Outra questão interessante é o título “Aqui você pode sonhar”, interpretei de várias maneiras diferentes, sendo que, em dado momento acredito que pode até mostrar esperança, a confiança de sonhar que podemos romper barreiras e voltar a apreciar o que nos cerca. Através da capacidade humana de ter atitudes por meio de ações, podemos contribuir para tirar tijolos da nossa frente e da frente de outros. Pode ser uma crítica, ou seja, podemos sonhar até o momento em que alguns fatores externos vão nos bloqueando de nossos sonhos e conquistas.
    No vídeo, é bloqueada uma praça, um prédio, um céu, uma calçada que podia ser usada para a prática do exercício físico. Alguns furos ficam e vão sendo ajeitados ao longo da execução da obra, estes furos podem ser falhas ou possibilidades. Nada é certo, tudo é provável, penso que a artista pensou em uma crítica focada na cidade de São Paulo, onde estão começando a se acabar os espaços para a prática do “humanismo”, trocado por outdoors, muros, poluição.
    O bom da arte contemporânea é essa troca de experiências, diversas idéias sobre o mesmo foco de estudo. Na fenomenologia podemos entender a importância de ouvir as mais variadas opiniões que vão formando e capacitando o nosso ser. Temos a mania de achar que todos pensam as mesmas coisas, sendo que, os grandes estudos de grandes cientistas só evoluíram devido a capacidade de trocar informações, possibilitar novas vias de pensamentos e admitir que cometemos erros e acertos.

    ResponderExcluir
  24. Analisando os trabalhos de Clara Crocodilo, é interessante ver sua busca na reflexão crítica sobre a condição da vida contemporânea, a qual segundo dados do Itaú cultural “(...) se esboça num mercado internacionalizado das novas mídias e tecnologias e de variados atores sociais que aliam política e subjetividade (negros, mulheres, homossexuais etc.) - explode os enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, partilham um espírito comum: são, cada qual a seu modo, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia. As obras articulam diferentes linguagens (dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura, etc.), desafiando as classificações habituais, colocando em questão o caráter das representações artísticas e a própria definição de arte. Interpelam criticamente também o mercado e o sistema de validação da arte”; conjugando a esse interesse um discurso expressivo; onde suas obras se caracterizam por transitarem livremente entre diversas linguagens.
    Stheffi Klein

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Por Daniel Elwanger Henz:

    “A arte ensina a ver, a arte ensina a sentir”. A frase de Celso Favaretto é, talvez, o maior aprendizado que levo desta disciplina. Contudo Clara Crocodilo NÃO me fez ver ou sentir.
    Assisti ao vídeo, entendi a proposta. Mas, a considerei muito simplista e pouco criativa. Acredito que a arte deva aguçar a percepção e/ou dialogar com os sentidos e/ou propor o debate sobre um conceito. Clara não me tocou em nenhum destes propósitos.
    Percebi muitos colegas olhando o vídeo e se perguntando: O que estou fazendo aqui??? O que é isso??? Isso é arte???
    Se apenas estes breves questionamentos servem como justificativa para tratarmos o trabalho de Clara como arte, viva a arte de Clara Crocodilo! Todavia, no cotidiano somos atingidos por uma série de informações que nos despertam muito mais do que a sua exposição.

    ResponderExcluir
  27. A exposição denominada “Aqui você pode sonhar” de Clara Crocodilo resume por completo o que a artista tenta explorar: a imaginação, o pensamento e a reflexão de cada pessoa. No vídeo com duração de 6 minutos, Clara constrói uma espécie de parede de tijolos diante da câmera, ocultando a visão por completo. Atrás dela, há uma paisagem composta por árvores, alguns prédios e o céu. Ao colocar os blocos de pedra e tapar a imagem, a artista invoca no telespectador um momento de reflexão sobre o que aquela ação representa. A parede que tapa a paisagem pode sugerir que muitas vezes, cobrimos com nossas atitudes e pensamentos, algum sonho, prospectiva (trabalho, vida pessoal, etc) que alvejamos conquistar e está diante de nós. Sugere que construímos barreiras entre pessoas ou algo que apreciamos e gostamos, através de ações insensatas. O vídeo faz pensar que nós, por conta própria, é que construímos muros, nos isolamos. Outra interpretação que pode-se fazer é a de que devemos enfrentar os obstáculos que aparecem na vida, pois só assim alcançaremos o belo e o ideal.

    ResponderExcluir
  28. É impressionate como um ato tão simples possa se tornar obra de arte pelo simples fato de prender o público pela mensagem que quer passar. Podemos interpretar de várias formas, conforme vivências que temos e conforme conceitos de cada um. Ela quer passar a mensagem do que é a vida contemporânea. Estamos cercados de muros, prédios, construções, e cada vez menos temos contato com a natureza que é tão importante na vida de todos.

    ResponderExcluir
  29. Bianca

    Gostei de um post que fala: "As obras articulam diferentes linguagens (dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura, etc.)". acredito que isto retrata bem o que a vista no vídeo de 6 minutos da artista quer dizer. Ele é um misto de movimentos pela própria construção do muro e pela forma com que expressa a arte como parte do cotidiano, com coisas de nossas vidas como dsse Platão: "a arte que se limitava a “copiar” a natureza, o mundo sensível.. transpassando sentimentos

    Bianca Rohten

    ResponderExcluir
  30. Achei muito criativo a forma que foi feito, está obra, que tomo a liberdade, apesar de pouco conhecimento, de chamar de "arte de protesto".
    É muito claro e simples a forma que a artista criou para reivindicar sobre o "fim dos horizontes" nas grandes cidades.
    Mas ao mesmo tempo, tenho um contraponto, dentro de um ponto de vista pessoal. Sou totalmente apreciadora da arte das construções, de grandes edifícios, de grandes obras. Por isso, elogio a obra, e a forma que ela criou para demonstrar este "protesto", mas não o ponto de vista.

    Larissa Bittencourt - Estética e História da Arte

    ResponderExcluir
  31. Clara mostra sua peculiaridade em cada obra sua, ela passa a idéia do olhar de cada um, não daquilo que se vê, mas sim daquilo que se enxerga. Através da obra: “Aqui Você Pode Sonhar”, Clara Crocodilo busca analisar o que é o olhar humano.
    No momento em que ela constrói um muro, cada tijolo posto, remete a idéia de que assim é a nossa visão. Devido a nossa tecnologia temos instantaneamente informações do mundo inteiro. Ao mesmo tempo em que somos bombardeados com todas essas informações, conseqüentemente, nossos olhos ficam vidrados, a ponto de não enxergarmos a beleza na simplicidade das coisas. E na medida em que a artista vai completando o muro, pode-se perceber que isso mostra nossa visão sendo fechada aos poucos, sem ao menos percebermos que isso está acontecendo, pois ficamos anestesiados diante de tantas mudanças acontecendo diariamente.

    Aluna: Stheffi Klein

    ResponderExcluir
  32. O trabalho de Clara Crocodilo evidencia as nuances percebidas pela artista em relação à vida contemporânea, o contexto das transformações sociais. Suas produções transbordam o olhar crítico frente à realidade que a cerca, transitando com desenvoltura por linguagens diversas, sem cair no lugar-comum. Cria, com irreverência, um jogo conflituoso de mensagens, que traduz o dia-a-dia das grandes metrópoles. Mais que uma postura crítica em relação a roda-viva dos grandes centros urbanos,a obra de Clara Crocodilo desperta uma reflexão profunda e perturbadora em relação ao ritmo de vida atual - a velocidade do cotidiano - e a própria condição do ser humano em meio à esse contexto.

    ResponderExcluir
  33. Eu achei muito interessante o trabalho da Clara Crocodilo, pois achei a forma de ela tratar os temas de forma realista, porém criativa muito interessante. Ela conseguiu através de algo que inicialmente parece abstrato, trazer sentido. Pelo menos para mim, o que inicialmente parecia meio louco, ou sem sentido, remeteu ao que fazemos com a nossa vida. Construindo um muro, colocando tijolo por tijolo. Nós construimos e realizamos nossos sonhos assim, encaixando peça por peça.

    ResponderExcluir
  34. Clara nos mostra um jogo, no qual quer nos passar muito sentido. A questão do aumento de prédios e o aumento do valor que as pessoas dão para o material.... Devemos parar e pensar o que realmente tem valor, Clara nos remente a refletirmos sobre isso.
    A obra de Clara foi muito simples porém com uma mensagem bem preciosa.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.