Andy Warhol foi figura mais conhecida e mais controvertida do Pop Art, sendo reconhecido como o artista símbolo dessa arte.
Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual, numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. O artista entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade.
Usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola (obra de 1962), as latas de sopa Campbell (1965), automóveis, crucifixos e dinheiro. Em 1967, ele se apropria da imagem da atriz norte-americana Marilyn Monroe e a reproduz em seqüência, sobre a qual aplica várias combinações de cores. Ao retratar Marilyn com a mesma lógica com que retrata a lata de sopa, Warhol quer mostrar que, em uma sociedade de massa, o mito é tão descartável quanto uma lata. A obra de Andy Warhol expunha, sobretudo, uma visão irônica da cultura de massa. No Brasil, seu espírito foi incorporado pois nosso pop usou da mesma linguagem, mas transformou-a em instrumento de denúncia política e social.
Usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola (obra de 1962), as latas de sopa Campbell (1965), automóveis, crucifixos e dinheiro. Em 1967, ele se apropria da imagem da atriz norte-americana Marilyn Monroe e a reproduz em seqüência, sobre a qual aplica várias combinações de cores. Ao retratar Marilyn com a mesma lógica com que retrata a lata de sopa, Warhol quer mostrar que, em uma sociedade de massa, o mito é tão descartável quanto uma lata. A obra de Andy Warhol expunha, sobretudo, uma visão irônica da cultura de massa. No Brasil, seu espírito foi incorporado pois nosso pop usou da mesma linguagem, mas transformou-a em instrumento de denúncia política e social.
Capa do album do The Velvet Underground
Apropriação da imagem de Marilyn Monroe
Lata de sopa Campbell (1965)
Apropriação da imagem de Marilyn Monroe
Lata de sopa Campbell (1965)
Anos depois da morte de Andy Warhol ele continua sendo um ícone da arte reconhecido no mundo inteiro. Seus trabalhos influenciam até hoje a moda, design, arte, publicidade e cinema. Seu legado é utilizado de diversas formas, recentemente na Estação Pinacoteca de São Paulo aconteceu a maior exposição dedicada a este artista na América Latina. A exposição trouxe suas principais obras, dando a rara oportunidade para os brasileiros poderem ver de perto as imagens que fizeram história e que influenciaram a arte e ainda influenciam em muitos aspectos da sociedade de consumo moderna. Se olharmos as obras de Andy temos a impressão de que foram feitas nos dias de hoje, ele foi capaz de captar o mundo que iria surgir com antecedência. Um mundo comercializado, com temas vinculados ao comércio, aos bens de consumo e ao culto as celebridades. A lata de Sopa Campbell's e a garrafa da Coca-Cola se tornaram símbolos do consumismo e são usadas repedidamente em variados trabalhos publicitários. Essas imagens que nasceram na publicidade em uma época em que tudo estava cmeçando e crescendo no mundo da comunicação são até hoje referência para criações inspiradas na Pop Art. Os dias passam e suas influências permanecem, volta e meia vemos na mídia vínculos criados com as obras de Andy Warhol e a publicidade, seja em campanhas inspiradas na Pop Art ou em peças publicitárias singulares. Pelo sucesso e inteligência encontradas na arte de Andy Warhol podemos prever que sua marca ficará para sempre na arte e na comunicação, como ícone da Pop Art este artista fez com que muitos hoje e no futuro tomem conhecimento de sua arte.
ResponderExcluirVi um filme sobre Edie Sedgwick, a garota de Andy Warhol, recomendo para conhecer um pouco mais sobre o artista...
ResponderExcluirE gostaria de posteriormente, receber comentários sobre o filme. Para ver se minha visão sobre Andy Warhol não está sendo muito crítica ou amadora.
De qualquer forma, admiro muito toda a sua obra.
Comentário acima: Larissa Bittencourt - Estética e História da Arte
ResponderExcluirOlá, Larissa!
ResponderExcluirObrigada pela recomendação de cinema. Ainda não vi este filme. Assim que assistir, vou comentar, sem dúvida.