terça-feira, 25 de agosto de 2009

Frida Kahlo





































2 comentários:

  1. Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho no méxico.
    Pintou usando cores vibrantes, sendo influenciado pela cultura indigena do méxico, europeia, incluindo, realismo, surrealismo e simbolismo. Ela foi casada com o muralista Diego Rivera.
    A vida da artista nem sempre foi fácil, com seis anos ela contrai poliomielite, mas esta era a primeira de uma série de doenças e lesoes que ela vinha a sofrer. A poliomielite deixou uma lesão em seu pá direito, aprtir disso ela passou a usar calças e saias longas e exoticas, que passaram a ser uma de suas marcas pessoais.
    Em 1925, aos 18 anos, ela aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez, mas um grava acidente em um bonde no qual estava fez com que ela se ferrise gravamente, tendo que usar coletes ortopédicos por um bom tempo. Um desses coletes pode ser visto na tela ‘’A coluna partida’’.
    Já me 1928, ela entra para o Partido Comunista Mexicano, onde conhece o homem que virá a ser seu amrido. Diego Rivera. Frida procurou na sua arte afirmar a identidade nacional maxicana, e este era o motivo para retratar tanto os temas do folclore mexicano e da arte popular do méxico. Frida declarava que nunca pintava sonhos, mas sim sua propria realidade.
    Em 1939, ela expoe em Paris na Galeria Renón et Colle, e em 1934 ela passa a dar aulas na escola Esmeralda no México. Em 1953 a Galeria de Arte Contemporânea desta mesma cidade organiza uma importante exposição em sua honra.Alguns de seus primeiros trabalhos incluem o "Auto-retrato em um vestido de veludo" (1926), "retrato de Miguel N. Lira" (1927), "retrato de Alicia Galant" (1927) e "retrato de minha irmã Christina" (1928).
    Já a sua vida pessoal foi bastante tumultuada. Seu casamento com Diego entre indas e vindas e casos extraconjugais. Ela também tentou o suicidio várias vezes, mas em 13 de julho de 1954, ela foi encontrada morta, ela estava com pneumonia. Mas não se descada a idéia de suicidio.

    Laís Vanessa

    ResponderExcluir
  2. “Pinto auto retratos pois sou a pessoa que conheço melhor.”
    Essa frase é atribuída a uma das mais importantes artistas que já existiu, Frida Khalo. Embora tenha se tornado a artistas de renome como é considerada atualmente, começou sua carreira se matriculando em medicina na Preparatória Nacional do México. Porém antes mesmo de começar a estudar sofreu o acidente que a deixou de cama por várias meses. Se houve algum ponto de positivo neste acidente foi que apartir do momento em que estava de cama ela começou a pintar com as aquarelas de seu pai, primeiro decorando seu colete que a mantinha com parte de sua mobilidade prejudicada, e alguns lenços. Foi até que sua mãe mandou pendurar um espelho sob sua cama, e ainda fez um cavalete onde pudesse pintar deitada. A partir daí Frida, filha de fotografo com o qual havia aprendido a fotografar desde muito cedo e de onde manteve uma relação muito pessoal com as câmeras, passou a retratar em seus quadros sua própria realidade. Adquiriu a habilidade de retratar seu mundo interno, seus sentimentos, emoções e pensamentos mais profundos através de sua pintura como se fosse uma fiel fotografia. Por sempre retratar em suas obras suas emoções, Frida sempre discordou do rótulo de pintura surrealista, pois como ela mesmo dizia “Não pinto sonhos, pinto minha realidade.” Sendo desta forma uma artista que considerava ter um estilo único e muito particular.

    Conquistando cada vez mais o meio artístico, Frida Khalo teve sua primeira exposição solo em 1938 no Julien Levy Gallery em Nova Iorque e posteriormente em Paris. Frida Khalo foi a primeira mexicana a expor uma de suas obras no Museu do Louvre em Paris. De volta ao seu país conquistou seu grande sonho ao expor pela primeira vez na Cidade do México em 1953.

    Hoje uma de suas obras mais conhecida, o Auto Retrato em vestido de veludo está exposto no Museu de arte Contemporânea de Buenos Aires, Malba. Outra curiosidade para quem quiser buscar mais informações sobre a artista é em sua comunidade na rede social Facebook, onde diariamente são escritas informações obre a vida de Frida Khalo e onde são mostradas algumas de suas obras.
    Laura Ebert.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.