terça-feira, 25 de agosto de 2009
Renascimento: Sandro Botticelli (1445-1510)
A Primavera, Sandro Botticelli (1477-78), têmpera sobre madeira, 203 x 314 cm,Galeria Uffizi, Florença
Sandro Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento. Nasceu em 1445 e morreu em 1510. Desde jovem, dedicou-se à pintura mostrando grande talento para as artes. Em suas obras, seguiu temáticas religiosas e mitológicas. Resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. Chegou também a fazer retratos de pessoas famosas - príncipes, integrantes da burguesia e nobres - da época.
As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas. Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é O Nascimento de Vênus, que o pintor fez no ano de 1485. Nesta linda obra, observamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana. Principais obras de Botticelli:
· O Nascimento de Vênus
· A Adoração dos Magos
· O Castigo dos Rebeldes
· A Tentação de Cristo
· Retrato de Dante Alighieri
· Nastagio Degli Onesti
· A Coroação da Virgem
· O Inferno de Dante
(Priscila Charão e Larissa Gomes)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nome: Nicole Schmitt Dias
ResponderExcluirA obra que mais me encanta do Botticelli é uma das mais famosas, "O nascimento de Vênus". Ela foi feita por encomenda, para enfeitar a casa da família Médici, e hoje em dia está exposta na Galeria Uffizi, na Itália. Até hoje não há consenso na interpretação dessa pintura, mas acreditam que Vênus pode ser vista como símbolo do amor tanto cristão como pagão.
Na obra, Vênus está sobre uma concha, emergindo da espuma do mar, para simbolizar o nascimento da beleza através do nu feminino. O desenho, delicado e rítmico, e o refinado emprego da cor, característicos de Botticelli, alcançaram aí perfeita expressão. :)