terça-feira, 25 de agosto de 2009

Degas



2 comentários:

  1. POR: MAÍRA BITENCOURT


    EDGAR DEGAS (19/06/1834 - 27/09/1917)

    Nascido em Paris, Degas é universalmente reconhecido como o grande Mestre das figuras em movimento, um hábil desenhista e um grande inovador na arte do retrato. As suas obras são hoje celebradas, também, pela inigualável técnica e originalidade das composições.

    Ele se considerava realista, mas é classificado como impressionista, podendo estar entre as duas frentes, acima de tudo era um artista moderno e inovador.



    Assisti a boa parte do documentário Pequena bailarina de quatorze anos veiculado no dia 31 de março deste ano na TV Cultura, que no site da emissora tem a seguinte descrição:

    "Pequena bailarina de quatorze anos
    A escola romântica foi sucedida, na França, pela escola realista. E o realismo pictórico teve três pilares: Courbet, Manet e Edgard Degas. Período que vai de 1834 a 1917.
    Degas é conhecido principalmente por suas encantadoras transcrições de dançarinas de “ballet”: no palco, em repouso ou no vestiário, elas são retratadas através de ângulos pouco comuns.
    Percebendo que seus contemporâneos se encaminhavam para a purificação da cor, Degas tornou-se brilhante, luminoso e transparente. Embora tomasse parte ativa na primeira mostra da escola impressionista, em 1874, não se identifica inteiramente com o movimento. O artista é construtivo demais para isso.
    Sua visão, no entanto, vai se tornando cada vez mais precária. Ele renuncia às telas detalhistas e busca formas de expressão mais adequadas às suas deficiências visuais. Finalmente tenta a escultura.
    Em 1881, expõe a primeira obra esculpida: um trabalho em cera representando uma bailarina adolescente. Degas molda muitas estatuetas no curso dos anos seguintes.
    Uma série de 73 bronzes, do mesmo gênero, fundidos por “marchands” entre 1912 e 1921, pode ser apreciada no Museu de Arte de São Paulo, em uma exposição permanente."

    O Trailer do documentário pode se r visto no Youtube, seguindo este link:
    ‘A Pequena Bailarina’
    http://www.youtube.com/watch?v=EabTlgfnV4E

    O documentário mostra a relação de Degas com o balé, sua admiração pelas bailarinas e seu mundo, a aproximação com a menina que foi sua modelo para a obra, o repúdio à escultura pela sociedade, que a considerou grotesca, e alguns aspectos da vida do artista com uma visão bastante atual.

    FONTES:
    Vide a Obra de Edgar Degas em OCAIW
    http://www.ocaiw.com/galleria_degas/index.php?lang=pt&gallery=bio

    Programação de Março de 2010 da TVCULTURA contendo a sinopse do doocumentário 'a pequena bailarina de catorze anos'
    http://www.tvcultura.com.br/culturamundo/?sid=1252

    ResponderExcluir
  2. Há, também, um DVD (duplo), de uma série de reportagens realizada pela BBC, de Londres, "A história secreta de uma obra prima", que traz um pouco da incrível história das esculturas de Degas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.