terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pós-impressionismo


Pós-impressionismo foi a classificação dada a diferentes estilos e tendências artísticas cuja origem encontra-se no Impressionismo, tanto como uma reação contrária a ele como visando um desenvolvimento maior da escola. Como o nome já menciona, o Pós-impressionismo foi a expressão utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do Impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do Cubismo, já no início do século XX. A maioria dos artistas considerados pós-impressionistas participou das exibições impressionistas, mas acabou por tomar outros rumos na realização de sua arte.
O movimento impressionista nunca foi homogêneo, assim como também não foram as reações a ele. O naturalismo e a preocupação com os efeitos momentâneos de luz estão na base de boa parte das restrições feitas ao movimento. Os trabalhos são orientados a partir de um método preciso: trata-se de dividir os tons em seu componentes fundamentais. As inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom. Acentuaram na pintura os seus valores específicos - a cor e a bidimensionalidade.

Alguns artistas:

Paul Cézanne (1839-1906) não se preocupou em registrar o aspecto passageiro de um momento provocado pela constante mudança da luz solar, o que Cézanne buscava era o permanente, a estrutura íntima da natureza. Tinha tendência a reverter os elementos naturais em figuras geométricas, como cilindros, cones e esferas. Especializando-se em fazer "naturezas-mortas", Cézanne buscou trazer à vista o que é permanente, estando aquém do que pode ser acidental. Segundo suas próprias palavras, "pintar não é meramente copiar o objeto". Tinha como marca: o desenho equilibrado, manchas chapadas quadradas, de cor em gradações de tom, formas geométricas simples.


Paul Gauguin (1848-1903) por volta de 1884, seus quadros superavam a tendência
impressionista: a tinta começa a ser usada pura, em áreas de cor bem definidas, os objetos passam a ser coloridos de modo arbitrário e a representação deixa de ser tridimensional. Em 1888, as características de sua pintura acentuam-se bastante. Indo de encontro à pintura impressionista, os campos de cor são bem definidos e limitados por linhas de contornos visíveis, as formas das pessoas e dos objetos são planas e as sombras desaparecem. Tinha como marca: formas simplificadas em cores não-naturais, contornos fortes em padrões rítmicos.

Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) morreu com apenas 37 anos. A vida urbana e agitada de Paris foi registrada por Toulouse-Lautrec de forma inconfundível em suas telas. Interessavam a ele, os artistas de circo, as dançarinas, os freqüentadores dos bares e cabarés, as prostitutas e as pessoas anônimas. Tinha como marca: desenho esboçado, centro vazio e figuras cortadas nas margens; cores fantásticas, de interior e fora de tom; caricaturas, máscaras.




Vincent Willem Van Gogh (1853-1890) percorreu uma trajetória difícil. Durante sua juventude foi pregador religioso, tomando-se pintor por volta dos 30 anos. Sua vida com a pintura foi dividida em quatro fases: iniciando na Holanda, seus quadros possuíam os contrastes de claro-escuro, em Paris, como Impressionista, suas angústias manifestavam-se em suas obras; em Arles, ao sul da França, conseguiu libertar-se do
Naturalismo, transformando o estilo em um colorido abstrato; e, após várias crises nervosas, transferiu-se para Anvers, uma cidade tranqüila ao norte da França, onde em três meses conseguiu pintar cerca de oitenta quadros, destacando-se dentre eles Trigal com Corvos. Tinha como marca: impasto grosso em pinceladas cortadas ou faixas onduladas, formas simples em cores puras, brilhantes; ritmos em caracol sugerindo movimento.

(Priscilla M. Silva)

2 comentários:

  1. Tenho profunda admiração pela obra de Van Gogh, bem como as diversas releituras que ele fez de um mesmo tema, ao longo de sua vida artistica, retratando de diferentes maneiras, baseadas no momento pessoal que o artista estava vivendo. Com uma dificuldade de relacionar-se, e sofrendo de disturbios mentais, passa por diversas fases artisticas, tendo seu reconhecimento artistico só depois de morto. Suas obras são realmente magníficas, representando, desde simples paisagem campestres à elaborados e detalhados quadros, destaque para "O Quarto de Van Gogh em Arles", rico em detalhes e realmente muito belos.

    Rafael Brussa Reis.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei um pouco surpreso pois o blog não possui tema exclusivo para Vincent Van Gogh, então irei usar esse epaço para falar sobre esse artista.
    Vincent Willem Van Gogh, nasceu no dia 30 de Março de 1853.
    Começou a dedicar-se a pintura somente aos 27 anos e morreu aos 37.
    Pintou cerca de 800 telas, sendo que numa fúria criativa pintou nos tres ultimos anos de vida mais de 400 telas. Suas pinceladas eram vigorosas e trabalhava com acumulo de tintas. Amarelos intensos e vermelhos vivos, criavam efeitos que expressavam sentimentos.

    Essa era a diferença dos impressionistas e Van Gogh. Enquanto os impressionistas usavam a cor para reproduzir imagens, ele aproveitou os elementos do impressionismo e adaptou de forma proposital para expressar-se com mais vigor.

    Van Gogh foi o mais persistente no Pós-Impressionismo. Seu uso abstrato da cor e da forma teria uma influência muito grande em toda a arte do século XX. Com Van Gogh a emoção voltou a arte.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.