Camille Claudel nasceu em 1864, na cidade de Paris, na França. Em 1885, a jovem artista impressiona o famoso escultor Auguste Rodin. Ela entra em conflito com sua família ao tornar-se aprendiz, e mais tarde, assistente de Rodin.
Mais tarde, ela torna-se amante do mestre e cai em desgraça perante a sociedade parisiense. Após 15 anos de relacionamento, ela rompe o romance e mergulha cada vez mais na loucura e na solidão.
Por iniciativa de seu irmão mais novo, é internada em um manicômio, onde passou seus últimos 30 anos, morrendo em 1943, com 78 anos.
Principais prêmios e indicações do filme:
Oscar - Indicado nas categorias de Melhor Atriz (Isabelle Adjani) e Melhor Filme estrangeiro.
Festival de Berlim - Recebeu o Urso de Prata na categoria de Melhor Atriz (Isabelle Adjani); e foi indicado ao Urso de Ouro.
Prêmio César - Venceu nas categorias de Melhor Atriz (Isabelle Adjani), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Filme, Melhor Trilha sonora original e Melhor desenho de produção. Foi indicado nas categorias de Melhor Ator (Gérard Depardieu), Melhor primeiro trabalho, Melhor Som, Melhor Ator coadjuvante (Alain Cuny) e Melhor Ator promissor masculino (Laurent Grévill).
Globo de Ouro. Foi indicado na categoria de Melhor Filme estrangeiro.
(Caroline Hamely de Lima, Leonardo da Rosa, Miguel Eich, Simone Zimer e Suzana Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.