O artista francês Marcel Duchamp (1887-1968) percorreu várias fases diferentes em sua carreira, experimentando desenho e pintura, seguindo inicialmente outros grandes artistas, como Matisse e Picasso. Sua pintura Nu descendo uma escada, de 1912, tem influência tanto do cubismo como do futurismo italiano. Nela, Duchamp usa apenas tons amarronzados, e a figura quase desaparece ao ser fragmentada e geometrizada, tentando representar um movimento – no caso, da descida da escada. Duchamp é o criador do Ready-made. Tudo aconteceu quando, em Paris no ano de 1913, ao passar por uma loja, o jovem Marcel Duchamp resolveu comprar um porta-garrafa de metal e levá-lo para o seu ateliê. Depois de ficar olhando para o objeto durante horas, resolveu assiná-lo. Ready-made é o nome que o próprio Duchamp inventou para designar os objetos encontrados ao acaso e dos quais os artistas deveriam se apropriar para criar arte. Nesse ato de ousadia, Duchamp mudou o modo de encarar a arte. Até Duchamp surgir com seus ready-mades, os artistas dependiam de sua habilidade manual e técnica para pintar ou esculpir algo e assim transmitir uma imagem e um conceito. Com Duchamp, a ideia, ou conceito, poderia ser transmitida, por exemplo, com uma simples roda de bicicleta que já existia.
O artista francês Marcel Duchamp (1887-1968) percorreu várias fases diferentes em sua carreira, experimentando desenho e pintura, seguindo inicialmente outros grandes artistas, como Matisse e Picasso.
ResponderExcluirSua pintura Nu descendo uma escada, de 1912, tem influência tanto do cubismo como do futurismo italiano. Nela, Duchamp usa apenas tons amarronzados, e a figura quase desaparece ao ser fragmentada e geometrizada, tentando representar um movimento – no caso, da descida da escada.
Duchamp é o criador do Ready-made. Tudo aconteceu quando, em Paris no ano de 1913, ao passar por uma loja, o jovem Marcel Duchamp resolveu comprar um porta-garrafa de metal e levá-lo para o seu ateliê. Depois de ficar olhando para o objeto durante horas, resolveu assiná-lo. Ready-made é o nome que o próprio Duchamp inventou para designar os objetos encontrados ao acaso e dos quais os artistas deveriam se apropriar para criar arte. Nesse ato de ousadia, Duchamp mudou o modo de encarar a arte.
Até Duchamp surgir com seus ready-mades, os artistas dependiam de sua habilidade manual e técnica para pintar ou esculpir algo e assim transmitir uma imagem e um conceito. Com Duchamp, a ideia, ou conceito, poderia ser transmitida, por exemplo, com uma simples roda de bicicleta que já existia.