A programação pré-Bienal de Artes Visuais do Mercosul vai oferecer no dia 2 de outubro, uma sexta-feira, uma oportunidade imperdível de conhecer algumas obras de
John Cage, um dos mais influentes compositores, escritores, filósofos e artistas visuais norte-americanos contemporâneos. Para este dia, está programada a projeção de filmes da Fundação John Cage no Santander Cultural.
Conhecer mais sobre este artista e suas obras, é a programação que não deve faltar na Pré-bienal de Artes.
ResponderExcluirNa foto postada mostra John Cage, em uma das coisas que mais gostava de fazer, que era compor suas músicas e tocar piano. Esta foto especifica, relata a peça 4'33, obra pela qual ficou reconhecido. Composta em 1952, a peça consiste em 4 minutos e 33 segundos de música sem uma nota sequer, sendo composta inteiramente por pausas. Caso no mínimo curioso. Imaginem como seria uma música sem som?
John quando se apresentou esta peça pela primeira vez, gerou certa inquietação e desinteresse por parte do público espectador. Afinal, todos não estavam entendendo que tipo de obra se tratava aquela e quando ela começaria, pois nem o som do piano saía.
Mas ele explica esta peça não é uma música composta apenas de silêncio, ela na verdade era formada pelos sons ambientes que haviam dentro do teatro. Ou seja, 4'33" é uma música única, pois sempre que apresentada seria diferente, havendo assim interatividade entre as pessoas (público).
Olá, Caroline! Excelente opção de comentário. Entretanto, a programação pré-Bienal à qual o post se refere ocorreu no primeiro semestre de 2009, ou seja, no ano passado.
ResponderExcluir