terça-feira, 25 de agosto de 2009

Surrealismo

Salvador Dalí - O Dorminhoco (Sleep)


Joan Miró - Personagens à noite (Personnages Dans la Nuit)


Joan Miró - Catalan Peasant With a Guitar

“Acredito que um dia não haverá mais separação entre sonho e realidade. Eles funcionaram juntos em uma espécie de super-realismo” (André Breton).
O Surrealismo precede do Dadaísmo (movimento artístico e literário criado na Suiça em 1916), e tem como marco o manifesto literário lançado pelo poeta e crítico André Breton em 1924, tendo como objetivo defender uma prática artística alternativa à tradicional. “Um homem novo em uma sociedade nova”.

Este movimento tinha como ideologia expressar o pensamento de maneira livre, espontânea e irracional, externando os impulsos da vida interior, sem exercer sobre ele qualquer controle inclusive de ordem estética ou moral, mostrando assim que existe outra realidade, que é a dos sonhos, da fantasia, dos jogos espontâneos do inconsciente. Com isso, teve a influência da teoria psicanalítica de Sigmund Freud, que mostrava evidências comuns da ação do inconsciente e do subconsciente nas pessoas sadias, que seria responsável por várias características da personalidade e do comportamento dos humanos, como um iceberg , sendo a ponta o lado lógico ou racional e a parte imersa o subconsciente.

Giorgio De Chirico (1888 – 1978) foi um dos inspiradores do Surrealismo. Em 1910, começou a pintar paisagens muito estranhas. Este tipo de pintura deu-se o nome de metafísica, onde parecia mergulhar no lado obscuro e misterioso da mente humana. Grande característica de sua obra foi retratado no Enigma de um Dia que é uma das suas mais importantes pinturas.

Joan Miró (1893 – 1983) foi um importante pintor e escultor surrealista. Sua pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, inaugurou uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naif, sem as profundezas das questões psicanalíticas surrealistas. A famosa magia de Miró se manifesta nas telas te traços nitidos e formas sinceras na aparência, mas difíceis de serem elucidadas, embora se apresentem de forma amistosa a observador. Miró tambem se dedicou à cerâmica e à estultura, nas quais extravasou suas inquietações pictóricas.


Juan Miró - Carnaval de Arlequim


Salvador Dali (1904-1989), foi um importante pintor, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Ele criou o conceito de “paranóia crítica” para referir-se a atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas. Segundo ele, é preciso “contribuir para o total descredito da realidade”. Dalí foi influenciado pelos mestres da Renascença. O seu trabalho mais conhecido, A persistência da memória, foi concluído em 1931.



Salvador Dali , A persistência da memória

Salvador Dalí , Dream provoked by the flight of a bumble bee

Seguindo os principios do surrealismo, poetas e pintores extravasam suas fantasias, de forma livre, procurando encontrar na profundidade da alma e do espíto a realidade objetiva. Sonhos e desejos são o material favorito do surrealismo, buscando encontrar a percepção sensitiva e as possibilidades de expressão.

O Surrealismo, mais além de sua dimensão artística teve como objetivo atingir uma radical renovação da humanidade, através da transformação de seus esquemas culturais.


(Marcos Brenner e Rebeca Scheffel)

3 comentários:

  1. LIZIANE VARGAS
    Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade. O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle. A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições. A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam
    plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente. O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.

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  2. O surrealismo surgiu para "mudar a vida! Transformar o mundo!" com obras loucas, porém belas. Com pinturas indo contra a "ordem" e as normas estabelecidas e transmitindo os sonhos, o desregramento dos sentidos, o inconsciente. Encontrando o acesso à magia, ao reencantamento do mundo. Através da poesia, dos sonhos, do amor louco, do escândalo.
    Pode-se dizer que, longe do que pensam alguns "críticos" racionalistas, o surrealismo é a busca intransigente de uma supra-realidade. Seu ponto de partida é o próprio cerne do que há de mais elevado e sublime no coração de cada ser humano. Superando as tensões e as más-caras que a burguesia utiliza e quer obrigar a todos a utilizar também, o surrealismo busca atingir e expressar a transparência do sonho.

    GABRIELA DE FRANCISCO SILVA

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  3. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. Para ele, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente.
    Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
    A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as idéias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.
    Foi através da pintura que as idéias do surrealismo foram melhor expressadas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto.

    O movimento artístico dividiu-se em duas correntes. A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão ao inconsciente, sem nenhum controle da razão.
    Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia.

    Os cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram.
    As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente.
    A obra Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta direção.
    THAIS DORNELLES HORN

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